Para muitas pessoas, lidar com dinheiro é um desafio praticamente impossível de ser completado. Embora o desejo de iniciar investimentos exista, uma parte significativa da população brasileira hesita devido ao medo.

Essa hesitação é, na maioria, resultado da falta de educação financeira, o que dificulta a compreensão de conceitos que permeiam a macro e microeconomia, por exemplo.

Atualmente, o nível de educação financeira na sociedade brasileira encontra-se em um patamar alarmantemente baixo. Um ranking global realizado em 2022 avaliou o nível de conhecimento financeiro em 144 países, e o Brasil ocupou apenas a 74ª posição.

Embora tenha sido um avanço importante, em 2020, a inclusão do ensino de finanças nas Diretrizes de Educação Nacional foi tardia para muitos.

Isso porque muitas pessoas precisam urgentemente de educação financeira para tomar decisões informadas sobre suas finanças enquanto estão no mercado de trabalho.

Portanto, é crucial compreender o que a educação financeira abrange e como você pode incorporá-la de maneira eficaz em sua vida.